A origem do Unix tem ligação com o sistema operacional Multics, projectado na década de 1960.
A intenção era de que o Multics tivesse características de tempo compartilhado (vários utilizadores compartilhando os recursos de um único computador), sendo assim o sistema mais arrojado da época.
A empresa Multics saiu do projecto tempos depois, mas continuou com os seus estudos no sistema.
Desde então, a ideia da Multics não era continuar e sim criar algo menor, mas que conservasse as ideias básicas do sistema.
A partir daí criaram a Bell Labs. Mais tarde reescreveram todo o sistema Unix numa linguagem de alto nível (Linguagem C). Por causa disso, o sistema passou a ter grande aceitação pelos utilizadores.
No início, o UNIX era distribuído gratuitamente pela AT&T (empresa que o desenvolveu) para as universidades. Mais tarde, porém, percebendo o sucesso do Unix no meio comercial, a AT&T logo passou a disponibilizá-lo por um preço muito alto. Logo em seguida, departamentos de ciência da computação de diversas universidades no mundo inteiro começaram a desenvolver programas comerciais para o Unix, criando um grande número de usuários e desenvolvedores de utilitários e programas.
Na década de 80, o sistema é comercializado por empresas como IBM, HP, Sun, etc.
Até meados da década de 80, o Unix ainda não possuía uma interface gráfica própria. Porém, com o advento do X Window System (sistemas de janela X), desenvolvido pelo MIT (Massachussets Institute Of Technology), ele passou a dispôr de um sistema gráfico do tipo cliente-servidor e independente de arquitectura do computador.
Mais tarde Andrew S. Tanenbaum criou o Minix, sendo ele um sistema operativo gratuito e com o código fonte disponível. Deste deriva o núcleo linux criado por Linus Torvalds.
Distribuições Linux
- Grandes Distribuições
- Kurumin - Distribuição em 1 CD de origem Brasileira e em Português (descarregar).
- Ubuntu - O Ubuntu vem como um Live CD e recomenda-se para experimentar antes de instalar. (descarregar - Portugal)
- Slax - Distribuição Linux extensível.
- LIVE CDs ( Pequenas Distribuições )
- Damn Small Linux - Distribuição destinada principalmente a máquinas antigas, ocupa apenas 50Mb. Possível instalar pacotes da distribuição Debian
- Knoppix - A mais conhecida distribuição com Live CD (descarregar - Portugal)
- Puppy Linux - Pequena distribuição que se carrega totalmente em memória, sendo bastante rápida de utilizar.
- Dynebolic - Distribuição destinada à produção multimédia. Utiliza um ambiente gráfico menos familiar.
Sem comentários:
Enviar um comentário